SUA VISITA É DE NÚMERO:

counter free

sexta-feira, 2 de março de 2012

35. HISTÓRIA DA CRUZ VERMELHA BRASILEIRA.

FACHADA ARQUITETÔNICA DO PRÉDIO DA CRUZ VERMELHA, NO BRASIL.




PESQUISADO E POSTADO, PELA ENFERMEIRA CAROLINA BARRETO.

REFERÊNCIA (S):
http://www.cvb.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=81&Itemid=97

http://www.cruzvermelhasm.org.br/index.php?pagina=13

----------------------------------------------------------------------------------------------


HISTÓRICO DA CRUZ VERMELHA BRASILEIRA
 

A Cruz Vermelha Brasileira foi fundada em 5 de dezembro de 1908 e, desde então, tornou-se instituição modelar, tanto em tempos de guerra, no socorro aos feridos em campos de batalha ou na liberação de prisioneiros de guerra da forma prevista nas Convenções de Genebra, como em tempos de paz, levando ajuda a vítimas de catástrofes e desastres naturais (secas, enchentes, terremotos etc.). Atua com base nos princípios fundamentais da Cruz Vermelha que são:
· Humanidade
· Imparcialidade
· Neutralidade
· Independência
· Voluntariado
· Unidade e
· Universalidade
A Cruz Vermelha Brasileira é reconhecida pelo governo brasileiro como sociedade de socorro voluntário, autônoma, auxiliar dos poderes públicos e, em particular, dos serviços militares de saúde, bem como única sociedade nacional da Cruz Vermelha autorizada a exercer suas atividades em todo o território brasileiro, através do órgão central no Rio de Janeiro e 17 filiais estaduais e municipais.

Finalidade


A Cruz Vermelha Brasileira tem por finalidade prevenir e atenuar os sofrimentos humanos com toda a imparcialidade, sem distinção de raça, nacionalidade, nível social, religião e opinião política, podendo sua atuação, em determinados casos, estender-se além do território nacional.

Emblema




A Cruz Vermelha tem por emblema o sinal heráldico da Cruz Vermelha em campo branco, de acordo com as Convenções de Genebra e com as disposições legais em vigor para os fins previstos pelas Conferências Internacionais de Cruz Vermelha. A exclusividade do uso do emblema da Cruz Vermelha está prevista pela Lei n 2.380 de 31 de dezembro de 1910, passível de punição. É crime utilizar o símbolo da Cruz Vermelha.
Segunda Grande Guerra

A Segunda Grande Guerra (1939/1945) , à semelhança do que ocorrera na Primeira, iria dar novo impulso as atividades da CRUZ VERMELHA BRASILEIRA. Novamente a busca de paradeiro de parentes dos estrangeiros residentes no Brasil constituiu uma importante incumbência. Basta citar que, até meados de 1946, as mensagens recebidas atingiram a impressionante cifra de 72.527.
As Filiais

A filial do RS foi fundada em 1940 e possui seis filiais municipais: São Leopoldo, Sapucaia do Sul, Caxias do Sul, Tramandaí, Bento Gonçalves e Santa Maria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário