REFERÊNCIA (S):
http://www.marimar.com.br/medico/oximetro_de_pulso.htm
1) Conceito.
É um método não evasivo, simples de monitorar a porcentagem de saturação do sangue, avaliando o comportamento de absorção da oxi-hemoglobina e deoxi- hemoglobina em relação aos comprimento de luz vermelha infravermelho de dois waveslfengths (650 nm e 805 nm). Esta luz é absorvida pela Hemoglobina, dando assim o resultado de saturação.
Apenas para recordar, á hemoglobina (HB) é a proteína que contém ferro sob a forma de uma fração chamada “heme”, contida nos globos vermelhos, aos quais ela da a cor. E o veículo do óxigênio no sangue.
2) Dos aparelhos.
Este não só monitora os valores de saturação da hemoglobina, mas também a frequência cardíaca.
Existem vários tipos e marcas e geralmente são importados. Os primeiros, foram desenvolvidos há mais ou menos 50 anos e até hoje sofrem modificações, para torná-los cada vez mais precisos;
O seu uso em grande maioria é colocado (NO ADULTO) nas pontas dos dedos ou no Lobo da orelha , e em crianças ( Neo), na ponta do nariz.
Hoje o seu custo é baixo em relação do serviço que presta. Faz a medição rápida e dispensa outros aparelhos correlatos. O seu uso contínuo, pode chegar a 18 horas sem carregar suas baterias. – Veja sua descrição Técnica.
3) Do seu uso:
Usado geralmente por anestesistas, serviços de emergências, homecare, clinicas, hospitais, cuidados respiratórios, cuidados pulmonares, enfermagem, pediatria, salas de U.T.I. e recuperação, triagem em primeiros socorros, etc. É compacto leve e fácil levar, até em maletas, kits, e bolsas, com o seu peso inferior de 90 gramas. Sua manutenção é periódica. Para manter um bom nível de leitura, após o seu trabalho continuo de até 18 horas, sua pilha ou bateria, será recarregadas em 15 horas. É necessário ter duas ou três pilhas carregadas sempre em mãos.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário