SUA VISITA É DE NÚMERO:

counter free

domingo, 4 de março de 2012

59. HISTOLOGIA.

PESQUISADO E POSTADO, PELA ENFERMEIRA CAROLINA BARRETO.

REFERÊNCIA:
http://www.todabiologia.com/anatomia/histologia.htm

------------------------------------------------------------------------------------------

Histologia - Estudo dos Tecidos do Corpo Saiba mais sobre histologia, formação dos tecidos do corpo humano e sua classificação básica: epitelial,
conjuntivo, muscular e nervoso, principais características, funções, etc.


O que é 
A histologia é a ciência que estuda os tecidos do corpo humano. Os tecidos são formados por grupos de células de forma e função semelhantes. 
De forma simples podemos entender que a célula é a unidade fundamental do corpo, os tecidos são a associação de várias células semelhantes, os órgãos são a junção de vários tecidos que realizam uma determinada função, os sistemas são a união de vários órgãos (sistema nervoso, linfático, esquelético, respiratório, tegumentar, circulatório, etc) e que a união de todos os sistemas formam o organismo.

Os tecidos de nosso corpo podem ser classificados em tecido epitelial, tecido conjuntivo, tecido muscular e tecido nervoso.

O tecido epitelial apresenta como características: ausência de espaço entre as células, ausência de vascularização e grande capacidade de renovação celular. Sua função principal é proteger o corpo contra a penetração de microorganismos, substâncias químicas e agressões físicas.

Ele se encontra recobrindo o corpo externamente (epiderme e córnea) e a superfície interna dos órgãos ocos como o estômago, ouvido, nariz, pulmão, boca, útero, bexiga, etc. Além disso, ele é o responsável pela formação de glândulas (fígado, pâncreas, glândulas salivares, etc).

O tecido conjuntivo possui espaço entre as células, é ricamente vascularizado, possui baixa renovação celular e material intersticial (fibras colágenas, elásticas e reticulares), possui também o líquido intersticial (local de onde as células retiram seus nutrientes e depositam os seus resíduos).

Entre suas várias funções, este tecido possui uma importantíssima: unir e separar órgãos ao mesmo tempo. Abaixo de todo tecido epitelial, deve haver, obrigatoriamente, um tecido conjuntivo.

O tecido muscular possui células especializadas para a contração. Sua função é permitir o movimento, realizar a manutenção postural e a produção de calor. Ao contrário dos tecidos citados acima, este não possui renovação celular.

O tecido nervoso é formado por células nervosas (neurônios) e também por células protetoras e de sustentação, chamadas neuroglias. Assim como ocorre no tecido muscular, este é formado por células que não se renovam.


Veja também:
_______________________________________
Bibliografia indicada:
- Histologia Básica
  Autor: Carneiro, José
  Editora: Guanabara
  Temas: Ciências Biológicas, Anatomia, Histologia
- Atlas Colorido de Histologia
  Autor: Gartner, Leslie P.
  Editora: Guanabara
  Temas: Biologia, Histologia, Anatomia Humana
- Histologia e Biologia Celular
  Autor: KIERSZENBAUM, ABRAHAM L.  Editora: Elsevier
  Temas: Biologia, Histologia, Medicina, Anatomia Humana

Nenhum comentário:

Postar um comentário