REFERÊNCIA (S):
http://www.panhoca.med.br/
AMAMENTAÇÃO - uma fronteira da otorrinolaringologia?
uma revisão por: ROGERIO PANHOCA
ALEITAMENTO MATERNO É , COM CERTEZA ,TÃO ANTIGO QUANTO A PRÓPRIA HISTÓRIA DO HOMEM, MAS O QUE ASSUSTA É O FATO DO ALEITAMENTO ARTIFICIAL SER TAMBÉM TÃO ANTIGO QUANTO A HISTÓRIA DA CIVILIZAÇÃO HUMANA.
HÁ VÁRIOS RELATOS DE RECIPIENTES ENCONTRADOS AO LADO DE SARCÓFAGOS DE LACTENTES EM ESCAVAÇÕES ARQUEOLÓGICAS QUE INTRIGAM .
AO QUE PARECE AS PRIMEIRAS RECOMENDAÇÕES DETALHADAS SOBRE O ALEITAMENTO MATERNO ESTÃO CONTIDAS NO CÓDIGO DE HAMURABI DATADO DE 1800 a.C. ; SENDO QUE, NAQUELE DOCUMENTO JÁ CONSTA QUE ERA FREQUENTE MULHERES NUTRIREM BEBÊS DE OUTRAS COMO PRÁTICA DE ALUGUEL.
O PRÓPRIO DEUS NOS RECOMENDA O ALEITAMENTO MATERNO EM VÁRIOS TRECHOS BÍBLICOS COMO:
- "... EU VOS ALIMENTEI COM LEITE , NÃO COM ALGO PARA COMER , POIS NÃO ÉREIS BASTANTE FORTES...." CORINTIOS 3, 2.
- "...PRECISAIS NOVAMENTE DE ALGUEM QUE VOS ENSINE DESDE O PRINCÍPIO AS COISAS ELEMENTARES DE DEUS E VOS TORNASTES TAIS QUE PRECISAIS DE LEITE E NÃO DE ALIMENTO SÓLIDO...." HEBREUS 5, 12
OUTRA CURIOSIDADE HISTÓRICA SOBRE O ALEITAMENTO MATERNO ACONTECEU EM ESPARTA, NA GRÉCIA ANTIGA, ONDE TODAS AS MULHERES ERAM REQUISITADAS A AMAMENTAR SEUS FILHOS PARA QUE FOSSEM GUERREIROS MAIS FORTES; ATÉ MESMO A ESPOSA DO REI.
PLUTARCO NOS CONTA ,QUE O SUCESSOR DO REI THEMESIS FOI SEU SEGUNDO FILHO E NÃO O PRIMOGÊNITO COMO ERA DE COSTUME, POIS O PRIMOGÊNITO NÃO HAVIA SIDO AMAMENTADO PELA MÃE , JÁ O SEGUNDO FILHO ,SIM.
EM ROMA ESTÁ NOTIFICADA A PRIMEIRA INSTITUIÇÃO "DE CARIDADE" COM FIM DE ALIMENTAR RECÉN-NATOS ABANDONADOS .
A VAIDADE FEMININA TALVEZ TENHA DADO INÍCIO AO MITO DA "DEFORMIDADE" CORPORAL CAUSADA PELA AMAMENTAÇÃO HÁ MUITOS SÉCULOS, MAS A INGLATERRA DO SÉCULO XVI AO XVIII APRESENTOU UMA ACENTUADA QUEDA NO ALEITAMENTO MATERNO COM ENORME INCREMENTO NA TAXA DE MORTALIDADE INFANTIL
EM 1793 A CONSTITUIÇÃO FRANCESA PROIBIA AS AMAS-DE-LEITE DE AMAMENTAREM MAIS DE DUAS CRIANÇAS ALÉM DA SUA, PARA PROTEGER AS CRIANÇAS DE FAMÍLIAS MAIS POBRES..
O HOMEM MODERNO , TEORICAMENTE MAIS DESENVOLVIDO, SE CONTRADIZ ; A AMAMENTAÇÃO MATERNA EM ZONAS RURAIS E EM COMUNIDADES INDÍGENAS É BEM MAIOR QUE NAS CIDADES.
LEITE HUMANO ENCANTA À CIÊNCIA E DENOTA À DEUS! NÃO APRESENTA UNIFORMIDADE NA SUA CONSTITUIÇÃO SEMPRE VISANDO OFERECER O QUE O BEBÊ PRECISA E QUANDO ELE PRECISA.
AS VARIAÇÕES CONSTATADAS NA LITERATURA VÃO DESDE O TEOR DE PROTEÍNAS, NITROGÊNIO, GORDURA,CALORIAS E OUTRAS.
SE A CRIANÇA NASCEU PREMATURA A MÃE PRODUZIRÁ UM "TIPO"DE LEITE, MAIS RICO EM NITROGÊNIO (+/- 20%) PROTEÍNAS, GORDURAS, SÓDIO, VITAMINA A , VITAMINA E, IMUNOGLOBULINAS ,E MAIS POBRE EM VITAMINA C e LACTOSE.
DURANTE O DIA O LEITE SE MODIFICA SE ADEQUANDO AOS HORÁRIOS DE MAIOR ATIVIDADE DA CRIANÇA , E ,CONFORME A CRIANÇA CRESCE, O LEITE TAMBÉM SE MODIFICA.
COLOSTRO........ LEITE DE TRANSIÇÃO..........LEITE MADURO
- COLOSTRO: AMARELADO DEVIDO À PRESENÇA DE BETA-CAROTENO, ESPESSO,
SECRETADO NA PRIMEIRA SEMANA PÓS PARTO. DENSIDADE 1040 - 1060 , VALOR ENERGÉTICO MÉDIO 67 - 70 Kcal / 100 ml , MAIS RICO QUE O LEITE MADURO EM : IGA, (SECRETORA ) ,PROTEÍNAS, VITAMINAS E ELETROLITOS COMO O SÓDIO , CLORO, POTÁSSIO, CONTUDO É MAIS POBRE EM GORDURAS. AJUDA NA PROLIFERAÇÃO DO LACTOBACILO BÍFIDO NO INTESTINO
- LEITE DE TRANSIÇÃO: PRODUZIDO ENTRE O 7º E O 14º DIA APÓS O PARTO APROXIMADAMENTE.
- DIMINUEM AS IMUNOGLOBULINAS E AS VITMINAS LIPOSSOLÚVEIS E AUMENTAM AS HIDROSSOLÚVEIS, A LACTOSE E OS LIPÍDEOS AUMENTANDO O APORTE CALÓRICO , JÁ QUE O BEBÊ PRECISA RECUPERAR O PESO PERDIDO ATÉ ESSA ÉPOCA.
- LEITE MADURO : RESPEITANDO-SE AS VARIAÇÕES JÁ CITADAS É COMPOSTO BASICAMENTE DE: 85 A 90% DE ÁGUA, 0,9% PROTEÍNAS, 2,7 A 4,5% DE GORDURAS, 6,0 A 7,6% DE CARBOHIDRATOS. A PROTEÍNA ALFA-LACTALBUMINA É PREDOMINANTE, A LACTOSE É O CARBOHIDRATO MAIS FREQUENTE.
- A QUANTIDADE DE GORDURAS NO LEITE HUMANO NÃO É AFETADO PELA DIETA MATERNA ,MAS A COMPOSIÇÃO É DIRETAMENTE AFETADA; ÁCIDOS GRAXOS DE CADEIA CURTA SERÃO MAIS FREQUENTES QUANTO MAIS INADEQUADA FOR A DIETA ( EM DIETAS SAUDÁVEIS O ÁCIDO OLEICO ,DE CADEIA LONGA ,É O PREDOMINANTE), AS I.G.As , A LACTOFERRINA , E LISOZIMAS AUXILIAM NO COMBATE ÀS BACTERIAS ,BEM COMO O POLISSACÁRIDE BÍFIDO, QUE PROMOVE A PROLIFERAÇÃO DO LACTOBACILLO BÍFIDO ( INIBIDOR DA PROLIFERAÇÃO DE BACTÉRIAS PATOGÊNICAS NA LUZ INTESTINAL)
- HÁ AINDA FATORES ANTI-ESTAFILOCOCICOS, PEROXIDASES, E INTERFERON ( GLICOPROTEÍNA COM AÇÃO ANTI-VIRAL), LEUCÓCITOS POLIMERFONUCLEARES, MACRÓFAGOS , LINFÓCITOS T e B .
PELO MENOS DO PONTO DE VISTA DA FACE ,ESSA FAMOSA AFIRMAÇÃO ESTÁ APENAS PARCIALMENTE CORRETA.
ACREDITA -SE QUE A BIOLOGIA CRANEOFACIAL HUMANA DEPENDA APENAS 40% DE FATORES GENÉTICOS, OS RESTANTES 60% SERÃO DETERMINADOS PELO MEIO AMBIENTE DE CRÂNIO E FACE.
É A TEORIA DAS MATRIZES FUNCIONAIS DE MOSS, QUE AFIRMA QUE O CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO DA FACE ESTÃO DIRETAMENTE RELACIONADOS COM AS FUNÇÕES A ELA RELACIONADA ( SUCÇÃO, RESPIRÇÃO, DEGLUTIÇÃO , MASTIGAÇÃO, FONOARTICULAÇÃO E ATUAÇÃO MUSCULAR FACIAL). FICA ENTÃO FÁCIL DEDUZIR QUE PARA QUE UMA CRIANÇA SE TORNE UM ADULTO COM CARACTERÍSTICAS FACIAIS NORMAIS NÃO BASTA TER PAIS "NORMAIS", AS FUNÇÕES TEM A CAPACIDADE DE DETERMINAR, OU NÃO ,TODO POTENCIAL QUE A HEREDITARIEDADE DESIGNOU, NUMA FASCINANTE AÇÃO ORTOPÉDICA NATURAL.
É A TEORIA DAS MATRIZES FUNCIONAIS DE MOSS, QUE AFIRMA QUE O CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO DA FACE ESTÃO DIRETAMENTE RELACIONADOS COM AS FUNÇÕES A ELA RELACIONADA ( SUCÇÃO, RESPIRÇÃO, DEGLUTIÇÃO , MASTIGAÇÃO, FONOARTICULAÇÃO E ATUAÇÃO MUSCULAR FACIAL). FICA ENTÃO FÁCIL DEDUZIR QUE PARA QUE UMA CRIANÇA SE TORNE UM ADULTO COM CARACTERÍSTICAS FACIAIS NORMAIS NÃO BASTA TER PAIS "NORMAIS", AS FUNÇÕES TEM A CAPACIDADE DE DETERMINAR, OU NÃO ,TODO POTENCIAL QUE A HEREDITARIEDADE DESIGNOU, NUMA FASCINANTE AÇÃO ORTOPÉDICA NATURAL.
A PRIMEIRA DESSAS FUNÇÕES QUE NOS É EXIGIDA É A AMAMENTAÇÃO , QUE SE REALIZADA DA MANEIRA NATURAL SERÁ O PRIMEIRO "GOL " MARCADO A FAVOR DO DESENVOLVIMENTO SAUDÁVEL DO CRÂNEO E FACE .
PARA PODERMOS ENTENDER O DESENVOLVIMENTO NORMAL DEVEREMOS ENTENDER TAMBÉM O DESENVOLVIMENTO ATÍPICO, ATRIBUIDO A UMA SÉRIE DE ALTERAÇÕES NAS FUNÇÕES DA FACE ( SUCÇÃO, RESPIRAÇÃO, MASTIGAÇÃO, DEGLUTIÇÃO, FONOARTICULAÇÃO ETC...) QUE CHAMAMOS DE DISTÚRBIOS MIOFUNCIONAIS.
DENTRE OS DISTÚRBIOS MIOFUNCIONAIS O QUE ACARRETARÁ MAIORES ALTERAÇÕES NO ASPECTO ESTÉTICO DA CRIANÇA É A RESPIRAÇÃO. A PASSAGEM DO AR PELAS NARINAS É TIDO COMO UM DOS PRINCIPAIS ESTIMULANTES DO DESENVOLVIMENTO DAS MATRIZES FUNCIONAIS DOS OSSOS DO TERÇO MÉDIO DA FACE, E QUALQUER FATOR QUE ATRAPALHE ESSA PASSAGEM DE CORRENTE AÉREA CAUSARÁ UMA RESPOSTA DESARMÔNICA NO DESENVOLVIMENTO DE TODO ANDAR MÉDIO DA FACE.
A ETIOLOGIA DOS DISTÚRBIOS MIOFUNCIONAIS PODE SER ASSIM DIVIDIDA:
- DISTÚRBIOS NO FLUXO AÉREO NASAL
- PERTURBAÇÕES NA SUCÇÃO FISIOLÓGICA
- ATUAÇÃO INADEQUADA DA MUSCULATURA DA LÍNGUA
- HÁBITOS
- DESEQUILÍBRIO MUSCULAR ADAPTATIVO.
O BEBÊ DEVE INSPIRAR E EXPIRAR O AR PELO NARIZ, ESSE FLUXO AÉREO DEVERÁ FAZER UM "TURBILHÃO" NAS FOSSAS NASAIS, SE AQUECER, ESTIMULAR O SISTEMA OLFATIVO, LIVRAR-SE DE PARTÍCULAS MAIORES , E "DESCER" SUAVEMENTE ÀS VIAS AÉREAS INFERIORES
OS PRINCIPAIS DISTÚRBIOS NA RESPIRAÇÃO VIA NASAL DE UMA CRIANÇA SÃO :
- MALFORMAÇÕES ( ATRESIA COANAL, FISSURA VELO-PALATINA, SÍNDROMES GENÉTICAS)
- RINITES E SINUSITES
- HIPERTROFIA DAS ADENÓIDES
- HIPERTROFIA AMIGDALIANA
- RINOLITOS
- VÍCIOS POSTURAIS ( DORMIR COM A MÃO EMBAIXO DO ROSTO)
- HIPERTROFIA DE CONCHAS NASAIS
AS CONSEQUÊNCIAS SERÃO SENTIDAS EM VÁRIOS NÍVEIS:
- FACE: POSSIBILIDADE DE:
- MALFORMAÇÃO DEFORMANTE DE ESTRUTURAS BUCO-MAXILO-DENTO-FACIAIS
- PROBLEMAS DE FALA
- PROBLEMAS DE OLFAÇÃO
- PREDISPOSIÇÃO ANATÔMICA A PROCESSOS IRRITATIVOS, INFECCIOSOS E ALÉRGICOS DA ÁRVORE RESPIRATÓRIA ALTA E BAIXA
- PROBLEMAS DE OUVIDO E/OU AUDIÇÃO
- OLHEIRAS
- AO NÍVEL BUCO DENTÁRIO:
- DIFICULDADE DE VEDAMENTO LABIAL NORMAL, COM A AÇÃO DO BUCINADOR ULTRAPASSANDO AS DA LÍNGUA, QUE COLOCADA MAIS PARA BAIXO E PARA TRÁS, OGIVALIZA, APROFUNDA E TORNA TRANSVERSALMENTE ATRÉSICO O PALATO DURO.
- INCISIVOS SUPERIORES PROTUÍDOS E INFERIORES EXTRUÍDOS PODENDO OCLUIR DIRETAMENTE NO PALATO
- INTERPOSIÇÃO DO LÁBIO INFERIOR ENTRE OS DENTES E O SUPERIOR HIPOFUNCIONANTE
- RESSECAMENTO DO MEIO BUCAL PELA CONSTANTE PASSAGEM DE AR ,AUMENTANDO A INCIDÊNCIA DE PROBLEMAS PERIODONTAIS, CÁRIES, GENGIVITES
- HIPODESENVOLVIMENTO MAXILAR
- AO NÍVEL CORPORAL GERAL PODEREMOS TER:
- APROFUNDAMENTO DO ESTERNO
- VENTILAÇÃO PULMONAR MAIS FRÁGIL
- RARAMENTE , SÍNDROME APNEICA DO SONO
- MUITO MAIS RARAMENTE, COR-PULMONALE
- A NÍVEL PSICOSSOCIAL
- BAIXO RENDIMENTO ESCOLAR
- INTERAÇÃO PSICOSOCIAL ALTERADA
- PROBLEMAS DE LINGUAGEM
- PROBLEMAS ALIMENTARES ( USAM O MESMO LOCAL PARA MASTIGAR, DEGLUTIR E RESPIRAR)
- POUCA ATIVIDADE FÍSICA ( geralmente não se dão bem nos esportes, muitas vezes são os "goleiros" no futebol das crianças, onde os mais ágeis serão os "atacantes".)
QUANDO O ALEITAMENTO MATERNO É SUBSTITUIDO PELO ARTIFICIAL A SUCÇÃO TEM QUE SE ADAPTAR AO BICO DA MAMADEIRA, QUE POR MELHOR QUE SEJA NÃO EXIGIRÁ DA CRIANÇA UM ESFORÇO SUCCIONAL IMPORTANTE , A LÍNGUA É FORÇADA ANTERIORMENTE PARA CONTER UM FLUXO EXAGERADO DE LEITE .
PRESSAO INADEQUADA DE LÍNGUA
COM A IRRUPÇÃO DOS PRIMEIROS DENTES COMEÇA A MASTIGAÇÃO, OUTRA FUNÇÃO IMPORTANTE NO DESENVOLVIMENTO CRÂNEO MANDIBULAR.
EXISTIRÁ PORTANTO PROGRESSIVAMENTE UMA SUBTITUIÇÃO NATURAL E FISIOLÓGICA DA SUCÇÃO PELA MASTIGAÇÃO, SE ESTE PROCESSO FOR DETIDO, A POSIÇÃO DA LÍNGUA PERMANECERÁ NAQUELA QUE CHAMAMOS "PADRÃO INFANTIL" ( PROJETADA ANTERIORMENTE) E NÃO EVOLUIRÁ PARA A POSIÇÃO RESTRITA AO ESPAÇO BUCAL E EM CONTATO COM O PALATO QUE AJUDA A ESTIMULAR O CRESCIMENTO E POSICIONAMENTO NORNAL DAS ESTRUTURAS ÓSSEAS PERI BUCAIS.
AS PRINCIPAIS CAUSAS SÃO:
- USO PROLONGADO DE CHUPETAS
- ALIMENTAÇÃO PASTOSA CONTINUADA
- SUCÇAO DO POLEGAR
- MACROGLOSSIAS
- HIPERTROFIAS AMIGDALIANAS
- PERDA PRECOCE DOS DENTES DECÍDUOS
TEMOS TENDÊNCIA A DIFICULDADE NA PRODUÇÃO ADEQUADA DE ALGUNS FONÊMAS COMO T/,D/, N/, L/, S/, Z/, CH/,
PRESENÇA DE HÁBITOS VICIOSOS
- CHICLETES
- ONICOFAGIA
CONSIDERAÇÕES FINAIS:
PODEMOS GARANTIR QUE A AMAMENTAÇÃO É UM ATO DE AMOR, QUE A TRANSFERÊNCIA DESSE AMOR NO LEITE É ALGO EXPLOSIVO E TRANSCENDE AO MERO CONHECIMENTO CIENTÍFICO.
DEVEMOS COMO PROFISSIONAIS DA ÁREA MÉDICA , ORIENTAR PARA QUE CADA VEZ MAIS MÃES AMAMENTEM SEUS FILHOS
DEVEMOS COMO PROFISSIONAIS DA ÁREA MÉDICA , ORIENTAR PARA QUE CADA VEZ MAIS MÃES AMAMENTEM SEUS FILHOS
AMAMENTAR É FUNDAMENTAL...........
NÃO PODEMOS TAMBÊM, RENEGAR AQUELAS MÃES QUE NÃO AMAMENTARAM SEUS FILHOS PELOS 6 MESES IDEAIS, OFERECENDO-AS AS ALTERNATIVAS CIENTÍFICAS MAIS APROPRIADAS PARA CADA CASO.
A PRECOCIDADE DESSAS ORIENTAÇÕES SERÃO FUNDAMENTAIS PARA MINIMIZARMOS SEUS DANOS.
ROGERIO PANHOCA
Depois de visitar o meu site, dê uma nota pra ele:
Esta página não tem o intuito de trabalho científico, trata-se apenas de uma revisão totalmente feita através de artigos já disponíveis na internet.
Criado por Rogerio Panhoca
Nenhum comentário:
Postar um comentário