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sábado, 10 de março de 2012

66. CIÊNCIA, CUIDADO E SAÚDE.

PESQUISADO E POSTADO, PELA ENFERMEIRA CAROLINA BARRETO.

REFERÊNCIA:
http://eduemojs.uem.br/ojs/index.php/CiencCuidSaude/article/view/5684


Comunicação professor-aluno: aspectos relacionados ao estágio supervisionado

Elizabeth Amâncio de Souza da Silva Valsecchi, Maria Suely Nogueira


Resumo


A disciplina de Fundamentos de Enfermagem introduz o aluno em estágio, podendo gerar ansiedade e tensão. O objetivo deste trabalho foi identificar aspectos positivos/negativos relacionados à comunicação professor/aluno em estágio supervisionado, a partir da técnica dos incidentes críticos proposta por Flanagan (1973). Foram sujeitos desta pesquisa alunos do 2º, 3º e 4º anos do Curso de Enfermagem da Universidade Estadual de Maringá-PR. Identificamos 331 relatos: 63 (19,09%) positivos e 268 (80,1) negativos. A positividade foi atribuída à presença solidária do professor, mediando o processo ensino-aprendizagem e a abertura para o diálogo; a negativid, às dificuldades que os professores tem para enfrentar o despreparo dos alunos ao vivenciar o primeiro contato com a prática. Isto se evidencia quando o aluno atribui à comunicação professor-aluno grande parte de suas angústias e ansiedades. Atitudes ríspidas e autoritárias denotam o despreparo do professor para trabalhar com situações emergentes e conduzir o processo ensino-aprendizagem de forma efetiva.

Palavras-chave


Incidentes críticos (técnica); Enfermagem-ensino-aprendizagem; Comunicação professor-aluno.
Texto completo: PDF

ISSN 1677-3861 (impresso) e ISSN 1984-7513 (on-line)

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