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sábado, 3 de março de 2012

42. CURSO DE ENFERMAGEM: INFORMAÇÕES GERAIS.


PESQUISADO E POSTADO, PELA ENFERMEIRA CAROLINA BARRETO. 

REFERÊNCIA:


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Enfermagem
Campus onde é oferecido: Bagé
Titulação: Enfermeiro ou Bacharel em Enfermagem e Licenciado em Enfermagem (opcional)
Número de Vagas: 30 vagas semestrais e 60 vagas anuais
Tempo de Duração: 04 anos ou 8 semestres letivos
Turno: Diurno(manhã e tarde)
Carga Horária: 4.410 h/a
Coordenadora do Curso: Bagé - Profa. Carmem Helena Gomes Jardim
Reconhecimento pelo MEC: Portaria Nº 4.104, de 30 de novembro de 2005 .

Características Gerais: O Curso de Enfermagem da URCAMP visa formar um profissional generalista, capaz de construir e determinar novos paradigmas de saúde, através de um corpo de conhecimentos próprios, sedimentados, num pensar globalizado do cuidado humano, para atuar nas áreas de:saúde, prevenção de doenças, tratamento e reabilitação no processo saúde
Objetivos do Curso de Enfermagem
Objetivo geral:
Formar um enfermeiro capaz de influenciar na construção de novos paradigmas de saúde, através de um corpo de conhecimentos próprios, sedimentados num pensar integral do cuidado humano, para atuar nas áreas de promoção da saúde, prevenção de doenças, no tratamento e reabilitação no processo saúde-doença do ser humano/família/comunidade, compromissado com continuo crescimento pessoal e social, na busca de uma melhor qualidade de vida.
Objetivos específicos:
    • Desenvolver habilidades cognitivas e psicomotoras, a fim de gerenciar os serviços e ações de enfermagem;
    • Aplicar o método científico no processo de gerenciar o cuidar em enfermagem do ser humano/família/comunidade;
    • Promover a saúde, prevenir a doença, tratar e reabilitar o ser humano/família/comunidade, desde a concepção até a morte, desenvolvendo a concepção do processo saúde-doença;
    • Desenvolver a consciência analítico-reflexivo-critico, fundamentada na relação dialética entre a teoria e a pratica do profissional;
    • Estimular a busca de novos paradigmas, desenvolvendo a investigação cientifica no campo de atuação da enfermagem;
    • Desenvolver conhecimentos, habilidades e atitudes técnico-pedagógicas essenciais para o exercício de atividades de educação em saúde;
    • Aprimorar o cultivo pessoal e desenvolver o perfil profissional, considerando como princípio básico o respeito pelo ser humano, na sua dimensão holística;
    • Despertar e envolver a sensibilidade, a ética, a moral, a competência e o compromisso para as questões humanas nos vários segmentos da sociedade no processo de cuidar em enfermagem;
    • Propiciar a formação pedagógica com vistas a possibilidade de docência em áreas de ensino e saúde.
Perfil profissional:
Para corresponder às demandas sociais da profissão, o egresso do Curso de Enfermagem, URCAMP-Bagé, deve apresentar o seguinte perfil:
O enfermeiro norteia a sua atuação, enquanto profissional da área da saúde, considerando a integralidade do ser humano/família/comunidade, referenciado por um padrão de bem-estar articulado no contexto do processo saúde-doença, nos modelos de sistema de saúde e nos modelos de cuidados de enfermagem, através da competência técnica, do comprometido, da criatividade e da sensibilidade com as especificidades regionais, estaduais, nacionais e universais das questões de saúde e do processo de trabalho e suas transformações, nos âmbitos social, cultural, educativo, político, econômico, ético e científico.
Capacidades e habilidades do enfermeiro
As competências e habilidades do enfermeiro devem estar de acordo com a Lei Federal Nº 7.498/86 de 25.07.86, o Decreto Federal Nº 94.406/87 de 08.06.87 e a Decisão COREn/RS Nº 0005/91 de 14.01.91 e, assim, centra-se no desenvolvimento de :
    • identificar e realizar a prática profissional em diferentes áreas e contextos;
    • reconhecer as necessidades individuais e coletivas de saúde e de vida da comunidade;
    • intervir e responsabilizar-se pela qualidade da assistência/cuidado de enfermagem ao ser humano/família/comunidade.
    • Prestar cuidados de enfermagem de maior complexidade técnica;
    • Gerenciar o processo de trabalho em enfermagem em todas as categorias da profissão;
    • Atuar junto ao ser humano considerando sua dimensão holística, integrando as ações de enfermagem às ações multi - profissionais;
    • Planejar, implementar e avaliar, de maneira continua, programas de educação e promoção à saúde e de vida ao ser humano/família/comunidade e aos trabalhadores de saúde;
    • Estimular e desenvolver investigação e produção de conhecimento para qualificação da prática profissional;
    • Interferir na dinâmica do processo de trabalho institucional, como agente, através da consciência analítica- reflexiva- crítica;
    • Avaliar e promover o aprimoramento todas as ações de enfermagem;
Desenvolvimento do Curso de Enfermagem
O Curso de Enfermagem da URCAMP - Bagé propicia aos alunos:
  • aulas curriculares teóricas, aulas teórico- práticas e estágios;
  • exercício de monitoria;
  • dois últimos semestres envolvem disciplinas práticas, denominadas de estágio:
    • Estágio I: desenvolvido em duas áreas (materno-infantil e clínica-cirúrgica, com supervisão semi-direta do professor, em instituição conveniada pela URCAMP)
    • Estágio II: desenvolvida na área de opção do aluno, com supervisão indireta, em local e instituição escolhida pelo aluno, desde que aprovado pelo Colegiado do Curso e Vice-Reitoria Acadêmica da URCAMP;
  • desenvolvimento de trabalho de conclusão (monografia) de curso;
  • atividades de extensão (participação de eventos e atividades comunitárias) e pesquisa;
  • incentiva o desenvolvimento de estágios extracurriculares;
Locais de desenvolvimento das aulas teórico-práticas e estágios:
  • Laboratórios de Ciências do Movimento (Anatomia);
  • Laboratório de Histologia;
  • Laboratório de Ciências Biológicas;
  • Laboratório de Informática;
  • Laboratório de Enfermagem;
  • Hospital Universitário - URCAMP-Bagé;
  • Núcleo de Pesquisa e Atenção a Saúde - Centro de Ciências da Saúde - URCAMP-Bagé:
    • Ambulatórios de Obstetrícia
    • Ambulatório de Puericultura e Pediatria
    • Ambulatório de Enfermagem
  • Convênios com:
    • Hospital Santa Casa de Caridade de Bagé;
    • Hospital Beneficência Portuguesa - Pelotas - RS
    • Hospital de Guarnição de Bagé - HGuBa
    • Secretaria Municipal de Saúde de Bagé - Postos de Saúde
- Visitas em outras Estabelecimentos Assistenciais de Saúde da região
Formação e titulação
O egresso do Curso de Enfermagem recebe a titulação de Bacharel em Enfermagem, após Ter cursado as disciplinas da grade curricular.  O egresso recebe a titulação de Habilitação em Licenciatura em Enfermagem se tiver cursado (opcional), paralelo à grade curricular do Curso de Enfermagem, as disciplinas correspondentes a esta habilitação.
Trajetória do Curso de Enfermagem
O Curso de enfermagem da Universidade da Região da Campanha - URCAMP - Bagé, pertence ao Centro de Ciências da Saúde, e foi autorizado a funcionar pelo CONSUN (Conselho Universitário) - Resolução n º 13/91 de 14/11/91, sendo o currículo homologado pelo Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão - Resolução CONSEPE nº 27/91 de 11/11/91.
  • Visita técnica do MEC para renovação do reconhecimento do Curso: Março de 2004
  • Terceira alteração Curricular do Curso (27DAD): 1º semestre de 2004
    - homologada sua alteração pela Resolução do CONSEPE Nº 014/03 de 24 de novembro de 2003
  • Eleição para Direção de Centro e Coordenação de Cursos: 1º semestre de 2004 - eleito Profº Mario Mansur Filho para Diretor do Centro e A Profª Enfª Carmen Helena Gomes Jardim Vaz para Coordenadora do Curso.
  • Fundação do Curso de Enfermagem: 02.02.1992
  • 1º Vestibular do Curso de Enfermagem (Currículo 27DAA): 1º semestre de 1992
  • 1º Coordenadora: Profª Enfª Gladys Martins B de Souza
  • Criado o Serviço de Consulta de Enfermagem em Pré-natal: 1º semestre de 1994
  • Criado o Serviço de Puericultura e Pediatria: 2º semestre de 1994
  • Primeira alteração curricular do Curso de Enfermagem (27DAB): 1º semestre de 1995 - homologada sua alteração pela Resolução do CONSEPE Nº 24/94 de 12.12.94
  • Visita técnica do MEC para reconhecimento do Curso: 2º semestre de 1995
  • Conclusão de Curso da 1º Turma do Curso de Enfermagem: 2º semestre de 1995
  • Reestruturação do Serviço de Puericultura e Pediatria, com a criação do serviço de consulta de enfermagem em puericultura e pediatria: 1º semestre de 1996
  • Lançamento da Revista da Saúde, do Centro da Ciências da Saúde, com publicação da área da enfermagem: 2º semestre de 1996
  • Reconhecimento do Curso de Enfermagem pelo MEC - Portaria n. 260 de em 27.2.97: 1º semestre de 1997
  • Segunda alteração curricular do Curso (27DAC): 1º semestre de 1997 - homologada pela Resolução CONSEPE Nº 30/96 de 23.12.96
  • Eleição para Direção de Centro e Coordenação de Cursos: 2º semestre de 1997 - eleita Coordenadora Profª Enfª Maria Madalena Colla
  • Inauguração do Núcleo de Pesquisa e Atenção à Saúde (NPAS): 2º semestre de 1998
  • Convênio interinstitucional com UFSC/UFPel/FURG/FAPERGS/URCAMP para o Curso de Mestrado Em Enfermagem, com ingresso de 5 professoras do curso- 2º semestre de 1998;
Mercado de Trabalho
O Serviço de Enfermagem, hoje, faz-se imprescindível nas seguintes áreas de ação:
Área Assistencial:
Prestação de serviços e ações de enfermagem através de cuidados ao ser humano/família/comunidade:
    • na rede hospitalar,
    • nos serviços públicos (Postos de Saúde, Ambulatórios,...),
    • nos Centros e Consultórios de Enfermagem,
    • na enfermagem do trabalho (empresas, indústrias, fábricas,....),
    • nos órgãos governamentais (exercito, marinha e aeronáutica);
    • nos órgãos não-governamentais.
Área Educacional
Prestação de serviços e ações de enfermagem através de cuidados ao ser humano/família/comunidade:
    • na docência,
    • em projetos de educação para saúde,
    • em educação continuada e treinamento em serviço de saúde;
Área Gerencial
    As ações de enfermagem são realizadas através da gerência dos serviços de enfermagem e dos serviços de saúde (em Instituições Públicas e Particulares):
    • administração,
    • consultoria,
    • assessoria para instituições interessadas em montar um serviço de atendimento de saúde, acompanhamento, na implementação e avaliação,
    • Auditoria - ombudsperson,
    • atuação em setor de faturamento em hospitais,
    • representação e comercialização de produtos médico-hospitalares
Área de investigação
A pesquisa e a busca de novos conhecimentos, de caráter técnico, tecnológico e humano são realizadas nas áreas assistencial, educacional e gerencial nos serviços e ações de enfermagem e de saúde.
Egressos
Até o 2º semestre de 2005, dezesste (17) turmas concluíram o Curso de Enfermagem, graduando 110 Bacharéis em Enfermagem e 20 Licenciados em Enfermagem estes egressos encontram-se exercendo a profissão de Enfermeiro na rede pública e hospitalar, em diferentes locais do município, região, Estado, outros estados e, inclusive, no Exterior (Irlanda).
Centro de Ciências da Saúde
Atualmente o Centro de Ciências da Saúde é composto dos Cursos de Enfermagem, Farmácia e Bioquímica, Fisioterapia, Nutrição e Psicologia, tendo como Diretor Profº Mário Mansur Filho, eleito em quarta gestão.
Núcleo de Pesquisa e Atenção à Saúde (NPAS)
O Núcleo de Pesquisa e Atenção à Saúde é uma unidade do Centro de Ciências da Saúde - URCAMP - Bagé - , vinculado a REAC e PROPEX.
Em 10 de agosto de 1998, a URCAMP inaugura o NPAS, equipado com 24 salas aparelhadas para prática dos atendimentos à comunidade e que serão efetuados pelos alunos dos cursos de Enfermagem, Fisioterapia, Nutrição e Psicologia. O trabalho desenvolvido é multidisciplinar, atuando nas áreas de prevenção, promoção à saúde e reabilitação.
Além dos atendimentos individuais, são desenvolvidos trabalhos em grupo, como estudos de casos, pesquisa, trabalhos de conclusão e estágios curriculares e extracurriculares.
O NPAS está em processo contínuo de estruturação tanto de recursos materiais como de recursos humanos O local foi criado com condições adequadas para possibilitar ao corpo discente exercitar na prática os conhecimentos teóricos adquiridos bem como proporcionar à comunidade bageense ao acesso de serviços de saúde, nas áreas dos cursos oferecidos mo Centro de Ciências da Saúde, mais aprimorado.
Corpo Docente
DOCENTE
01
Alessandra Mena Pereira Gonçalves
02Ana Lúcia Kern
03Ana Maria Mansur
04
Carmem Helena Gomes Jardim
05
Cassia Aparecida dos Reis medeiros
06
Claudia Pacheco Machado
07
Diná Maria Bezerra dos Santos
08
Eliane Soares Tavares
09
Gilnara da Costa Corrêa de Oliveira
10
Fabiana Haag Coelho
11
Lenise Alvares C. Nogueira
12
Lenir Abi Habib Degobi
13
Luciano Fagundes Avancini
14
Lúcia Azambuja Vieira
15
Maria Elisa Canzian Nunes
16
Maria Zilma Gomes Karan
17Maria Tereza Duarte Nogueira
18
Mário Mansur Filho
19
Miguel Luiz Bastos Ieffet
20
Nilcéa Graciema Porto Almeida
21
Paulo Renato Ribeiro Paim
22
Regina Célis Reiniger
23
Simoni Tuerlinckx Vaz
24
Thais de Essartes Brasil da Silva tavares
25
Vanderlei Fichel de oliveira
Trabalhos de Conclusão

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